Contexto
O Sabin é reconhecido pela preocupação com o bem-estar de seus colaboradores, e possui uma vasta gama de benefícios oferecidos. Com o intuito de facilitar a solicitação destes benefícios e automatizar as autorizações por parte do RH, fizemos um sistema piloto para o benefício "Eu cuido dos meus pais”.
O que foi feito
Design sprint reduzida
Arquitetura e interação
Utilização de design system
Design da Interface
Teste de usabilidade
O projeto foi pequeno, durou 3 sprints (cerca de 1,5 meses). Por isso tivemos que fazer uma sprint de design enxuta. Em linhas gerais, nos reunimos com todos os stakeholders para mapear o processo, sistemas e documentos utilizados. Depois, com uma pessoa especialista no processo, detalhamos a jornada e conexões com outros serviços para propor novas soluções.​​​​​​​
Não foi necessário desenhar mapas de site, nem um fluxo refinado dado a simplicidade da solução que propusemos (vide sketch do wireflow abaixo). Já pudemos partir para o uso do design system, montando as telas para o teste de usabilidade.
O objetivo do projeto foi o de descomplicar o processo para os dois lados do processo, de quem solicita e de quem avalia a solicitação.​​​​​​​
de quem solicita​​​​​​​
Com os dados cadastrados, basta selecionar o beneficiário em vez de preencher o mesmo formulário recorrentemente.
Com a automação do processo, o tempo de resposta das solicitações torna-se praticamente imediato.
Os dados salvos podem servir para solicitar outros benefícios da empresa (futuramente).
de quem avalia
Integramos os sistemas e serviços com cruzamentos de dados para avaliações automatizadas
Reduzimos a carga de trabalho manual para apenas avaliações de casos de excessão.
Com histórico e métricas, o RH pode melhorar serviços e sugerir novos benefícios.
Nós estudamos possíveis integrações e uma forma de condensar as atividades em um ambiente único, de modo que pudéssemos testar a efetividade das solicitações (poucas pessoas solicitavam o benefício) e o histórico de informações e controle do benefício por parte do RH.
No final do projeto, aplicamos testes de usabilidade para o grupo "quem solicita", que tem uma gama maior de personas. E geramos um relatório com os desempenhos por tarefa juntamente com lista de melhorias.
Algumas tarefas os usuários tiveram dificuldade ou não conseguiram finalizar, estas estão sinalizadas para um novo estudo e validação.
_
Fotos e vídeos do teste não podem ser publicadas.
Equipe
• Raianne (Designer)   • Pedro Lauro (Dev)   • Álvaro Fernando (Dev)   • Flávio Alves (P.M.)

Agradecimentos a Beatriz Bukvic que criou o design system para projetos Sabin, além de ter participado da semana de ideação; e ao Rodrigo Chaves que auxiliou na implementação e aplicação dos testes de usabilidade. E também à P.O. Paula Rafaela, nossa cliente e colaboradora do Sabin que foi impecável.
_
Saiba mais sobre o projeto no Instagram
Back to Top